quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como utilizar a Internet na Educação

Como Utilizar a Internet na Educação

Especialista em mudanças na educação presencial e a distância
Artigo publicado na Revista Ciência da Informação, Vol 26, n.2, maio-agosto 1997, pág. 146-153



Resumo
Relato e análise de experiências pessoais e institucionais que utilizam a Internet na educação presencial, como pesquisa, apoio ao ensino e como comunicação. Avalia os avanços e problemas que estão acontecendo atualmente e mostra que a Internet é mais eficaz quando está inserida em processos de ensino-aprendizagem e de comunicação que integram as dimensões pessoais, as comunitárias e as tecnológicas.
Palavras-chave: Internet, Educação, Pesquisa, Comunicação.
 

Abstract
Report and analysis of personal and institutional experiences that use Internet in education as research, support to teaching and as communication. This article evaluate the advances and problems that are taking place and shows that Internet has more efficiency when is introduced with processes of teaching, learning and of communication that try to integrate the personal, social and technological dimensions.
Keywords: Internet, Education, Research, Communication.
 



A Internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, descentralizada e, por isso mesmo, mais ameaçadora para os grupos políticos e econômicos hegemônicos. Aumenta o número de pessoas ou grupos que criam na Internet suas próprias revistas, emissoras de rádio ou de televisão sem pedir licença ao Estado ou estar vinculados a setores econômicos tradicionais. Cada um pode dizer nela o que quer, conversar com quem desejar, oferecer os serviços que considerar convenientes. Como resultado começamos a assistir a tentativas de controlá-la de forma clara ou sutil.
A distância hoje não é principalmente a geográfica, mas a econômica - ricos e pobres - a cultural - acesso efetivo pela educação continuada - a ideológica - diferentes formas de pensar e sentir - e a tecnológica - acesso e domínio ou não das tecnologias de comunicação. Uma das expressões claras de democratização digital se manifesta na possibilidade de acesso à Internet e em dominar o instrumental teórico para explorar todas as suas potencialidades.
A Internet também está explodindo na educação. Universidades e escolas correm para tornar-se visíveis, para não ficar para trás. Uns colocam páginas padronizadas, previsíveis, em que mostram a sua filosofia, as atividades administrativas e pedagógicas. Outros criam páginas atraentes, com projetos inovadores e múltiplas conexões.
A educação presencial pode modificar-se significativamente com as redes eletrônicas. As paredes das escolas e das universidades se abrem, as pessoas se intercomunicam, trocam informações, dados, pesquisas. A educação continuada é facilitada pela possibilidade de integração de várias mídias, acessando-as tanto em tempo real como assincronamente, isto é, no horário favorável a cada indivíduo e é facilitada também pela facilidade de por em contato educadores e educandos.
Na Internet encontramos vários tipos de aplicações educacionais: de divulgação, de pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação. A divulgação pode ser institucional - a escola mostra o que faz - ou particular, - grupos, professores ou alunos criam suas home pages pessoais, com o que produzem de mais significativo. A pesquisa pode ser feita individualmente ou em grupo, ao vivo - durante a aula - ou fora da aula, pode ser uma atividade obrigatória ou livre. Nas atividades de apoio ao ensino, podemos conseguir textos, imagens, sons do tema específico do programa, utilizando-os como um elemento a mais, junto com livros, revistas e vídeos. A comunicação se dá entre professores e alunos, entre professores e professores, entre alunos e outros colegas da mesma ou de outras cidades e países. A comunicação se dá com pessoas conhecidas e desconhecidas, próximas e distantes, interagindo esporádica ou sistematicamente.
As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Mas também podem perder-se entre tantas conexões possíveis, tendo dificuldade em escolher o que é significativo, em fazer relações, em questionar afirmações problemáticas.

 Para continuar a leitura do texto acima acessem o link abaixo.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/internet.htm#pesquisa

 Adorei a leitura sobre internet na educação.
Como diz o texto, a internet é uma ferramenta fantástica para abrir caminhos novos, para abrir a escola para o mundo, para trazer inúmeras formas de contato com o mundo.
Esperamos que isto se realize em todas as escolas, pois na minha escola já utilizamos a internet, mas com limitações, pois nosso laboratório de informática está precário, o sinal da net é lento e muitos professores não estão preparados para trabalhar com esta nova tecnologia. Penso que todos os professores deveriam fazer este curso que estamos fazendo ou um outro curso para aprender a usar esta tecnologia. Ainda estamos nos deparando com barreiras na educação, uma delas é que os professores não tem horário para se atualizar e muitos nem em sua casa tem net, não por falta de interesse, mas por não ter sinal na localidade em que moram, e se tem, ainda é lento.
Como somos profissionais da educação, não cansamos de esperar o momento de utilizarmos esta tecnologia em nossas escolas sem nenhum empecilho.

Resposta da aluna Nilza Susana Da Silva no fórum de discussão do ambiente Teleduc durante o curso Introdução à Elaboração de Projetos em 2012 do NTE/Santa Cruz do Sul/RS, curso este criado para atender a demanda da disciplina de Seminários Integrados do ensino Médio Politécnico pelos professores João Alberto Baierle (Coordenador do Núcleo de Tecnologia da 6ª CRE) e Núria Meurer (formadora e gestora de Projetos com atuação em projetos à mais de dez anos).

Um comentário:

  1. Utilizei parte do texto de Moran em mais de uma monografia de especialização, de tão perfeito, tão esclarecedor da realidade do uso da internet na educação. Ele sabe como ninguém o que o jovem busca e encontra navegando.

    ResponderExcluir