quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A Internet oferece conhecimento ou informação?

O que significa conhecimento e como ele difere da informação?

Pergunta do fórum de discussão.

Faça a leitura do texto abaixo e pesquise outros sites na internet para responder as perguntas.

Conhecimento e informação

... é importante estabelecer uma clara linha divisória entre conhecimento e informação, entre ciência e acúmulo de dados. T.S. Eliot oferece para os dias de hoje uma resposta cabal para a questão no seu poema "The Rock", de 1934. Como que adivinhando o que vinha pela frente no século XXI indaga: "Onde está o conhecimento, que perdemos com a informação ?" (Collected Poems, Faber and Faber, 1963, pág. 161).

Milhões de informações não representam nenhum conhecimento. Ainda hoje vale a definição de ciência de Aristóteles, formulada na sua obra, Organon, como conhecimento certo pelas causas. Para saber algo em profundidade é preciso relacionar conceitos, saber as causas, o porquê das coisas. Este é um dos grandes dilemas do novo século, impulsionado pelo rápido e fácil acesso a fontes de informação. Podemos obter instantaneamente milhões de informações, mas corremos o perigo de tornar-nos incapazes de processá-las de um modo orgânico, integrado, coerente, através da relação causa-efeito que caracteriza o conhecimento científico.

Entretanto, não é esse o desafio mais grave que enfrentamos, pensando particularmente na educação dos jovens. O verso anterior, do mesmo poema de Eliot, levanta uma questão mais profunda e importante, quando indaga: "Onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento?"

A ciência ofuscou a procura da verdadeira sabedoria, da sabedoria cultivada na Grécia antiga pelos filósofos que buscavam saber coisas essenciais, as primeiras causas, os primeiros princípios, a origem de todas as coisas e, mais importante ainda, o sentido da vida e da existência. A essa tarefa Sócrates dedicou a sua vida e, por defender sua missão, foi condenado à morte. É Platão quem colocou na boca de Sócrates as seguintes palavras: "outra coisa não faço senão andar por aí persuadindo-vos, moços e velhos, a não cuidar tão aferradamente do corpo e das riquezas, como de melhorar o mais possível a alma, dizendo-vos que dos haveres não vem a virtude para os homens, mas da virtude vêm os haveres e todos os outros bens particulares e públicos" (Defesa de Sócrates, Abril Cultural, p.15).

Assistimos perplexos a um distanciamento cada vez maior entre educação e formação, principalmente na educação dos jovens. Crianças e adolescentes recebem oceanos de informações prontas, desconexas, e muitas vezes fúteis, que são incapazes de processar e integrar em um projeto de crescimento em conhecimento e sabedoria. A informação não é formação. O simples acúmulo de informações, onde o raciocínio não tem lugar e a reflexão ética não encontra espaço, está longe de contribuir para forjar a personalidade e nortear a vida.

As considerações precedentes são apenas um exemplo para ilustrar a questão da globalização, mas um exemplo significativo do paradoxo da evolução das comunicações em relação aos ideais da cultura humana.

 Fonte: INTERPRENSA - ANO VI - Número 61 - www.interprensa.com.br

 José Maria Rodriguez Ramos

Um comentário:

  1. Atividade 10 - Fórum
    O que significa conhecimento e como ele difere da informação?
    Informação é a expressão de algum fato, com algum padrão de significado, algum critério de importância. O conhecimento é o que cada pessoa faz com a informação, construindo uma interpretação, uma compreensão da informação. Cada pessoa constroi seu conhecimento de acordo com seu interesse, significado para sua vida, relevância para seu futuro. O conhecimento é pessoal e, diferente da informação, não é recebido pelo outro sempre da mesma forma, cada um recebe uma informação e a transforma no conhecimento que lhe é importante.A internet oferece informação de diferentes maneiras, áreas e relevância. O conhecimento adquirido a partir dela, depende do significado que essas informções terão para quem as adquire. Ao professor cabe motivar, mediar e fazer as ligações com seu trabalho, para que o aluno use a internet e as informações que obtém para seu conhecimento, mudando seu jeito de ver as coisas, transformando seus estudos em algo prazeroso e significativo, de modo que transforme seu futuro.

    Ana Margarida Poetini

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