Prática Pedagógica – Uso de
multimídias
Trabalhar
com projetos
Meu nome é Rovena, estou na direçao da Escola Curupaiti
e percebi no ano que passou a importância dos Prrojetos na escola, em cada
disciplina. Há muitos anos defendíamos a ideia de algo que despertasse em nosso
aluno a vontade de aprender, de enriquecer seus conhecimentos e vivências. Portanto
o Projeto é luz neste caminho, caminho que fica mais florido quanto maior for o
uso de multimídias e o domínio das ferramentas pelos professores e alunos. (Rovena Dettenborn)
O uso de multimídia nas aulas do projeto foi
essencial e motivador, uma vez que a maioria dos alunos já possui certo nível
de conhecimento ou, pelo menos, noções quanto ao uso da internet. É claro que
foi necessária a presença e orientação dos professores para um direcionamento
correto, pois alguns grupos perdiam a concentração e o foco do trabalho de
pesquisa. Mas no final, nas apresentações dos trabalhos, a desenvoltura de
alguns grupos no manuseio e uso de multimídias foi muito gratificante.
(Rosiane
Maria Covaleski Iglesias)
Seguidamente utilizamos equipamentos de multimídia
em nossas aulas como rádio para audição de CDs, principalmente para trabalhar
letras de músicas. Também o computador e projetor para trazer mensagens, para
ver ou produzir slides sobre conteúdos, para acessar a internet e pesquisar.
Tudo visando tornar as aulas mais interessantes e envolver mais o aluno. Quanto
o trabalho desenvolvido no Seminário Integrado em 2012, penso que foi uma
experiência muito boa, pois desafiou alunos e professores a desenvolver um trabalho
mais ousado. Com o desenvolvimento do projeto os alunos tiveram que utilizar
bastante às mídias e o resultado em nossa escola satisfatório. Cada grupo teve
um professor orientador que auxiliou os alunos em seu trabalho. Eu orientei o
projeto sobre a leitura na escola. As alunas do grupo se empenharam muito
pesquisando na biblioteca, utilizando constantemente o laboratório de informática,
consultando a internet, aprenderam a montar gráficos, fazer slides, entre
outros. Mas o que mais chamou a atenção de todos foi às apresentações dos
trabalhos no último trimestre, quando os grupos tiveram que mostrar o que
produziram. Foi um momento de expectativa, nervosismo, emoção, mas de
satisfação pelo resultado obtido. O uso das mídias contribuiu muito para o
sucesso do trabalho.
(Neide
Roseli de Oliveira Brenner)
Primeiramente os alunos não aceitaram essa nova
proposta do governo na educação do ensino médio, porém com o passar das
atividades a aceitação foi melhorando, pois começamos a utilizar ferramentas
como a internet e o uso de atividades que desenvolvem mais conhecimentos e
cultura aos alunos, sendo que eles comecaram a compreender que aprenderiam
novas tarefas e formas de pesquisa (não somente cópia), e que muitos se
beneficiariam com o uso da internet, pois na nossa escola 80% dos alunos não
possuem internet em casa.
(Angélica
Weigel)
Nenhum comentário:
Postar um comentário