domingo, 3 de fevereiro de 2013

Atividade prática pedagógica na disciplina de Seminários Integrados do Ensino Médio


Prática Pedagógica – Uso de multimídias
Trabalhar com projetos

Meu nome é Rovena, estou na direçao da Escola Curupaiti e percebi no ano que passou a importância dos Prrojetos na escola, em cada disciplina. Há muitos anos defendíamos a ideia de algo que despertasse em nosso aluno a vontade de aprender, de enriquecer seus conhecimentos e vivências. Portanto o Projeto é luz neste caminho, caminho que fica mais florido quanto maior for o uso de multimídias e o domínio das ferramentas pelos professores e alunos. (Rovena Dettenborn)


O uso de multimídia nas aulas do projeto foi essencial e motivador, uma vez que a maioria dos alunos já possui certo nível de conhecimento ou, pelo menos, noções quanto ao uso da internet. É claro que foi necessária a presença e orientação dos professores para um direcionamento correto, pois alguns grupos perdiam a concentração e o foco do trabalho de pesquisa. Mas no final, nas apresentações dos trabalhos, a desenvoltura de alguns grupos no manuseio e uso de multimídias foi muito gratificante.
(Rosiane Maria Covaleski Iglesias)


Seguidamente utilizamos equipamentos de multimídia em nossas aulas como rádio para audição de CDs, principalmente para trabalhar letras de músicas. Também o computador e projetor para trazer mensagens, para ver ou produzir slides sobre conteúdos, para acessar a internet e pesquisar. Tudo visando tornar as aulas mais interessantes e envolver mais o aluno. Quanto o trabalho desenvolvido no Seminário Integrado em 2012, penso que foi uma experiência muito boa, pois desafiou alunos e professores a desenvolver um trabalho mais ousado. Com o desenvolvimento do projeto os alunos tiveram que utilizar bastante às mídias e o resultado em nossa escola satisfatório. Cada grupo teve um professor orientador que auxiliou os alunos em seu trabalho. Eu orientei o projeto sobre a leitura na escola. As alunas do grupo se empenharam muito pesquisando na biblioteca, utilizando constantemente o laboratório de informática, consultando a internet, aprenderam a montar gráficos, fazer slides, entre outros. Mas o que mais chamou a atenção de todos foi às apresentações dos trabalhos no último trimestre, quando os grupos tiveram que mostrar o que produziram. Foi um momento de expectativa, nervosismo, emoção, mas de satisfação pelo resultado obtido. O uso das mídias contribuiu muito para o sucesso do trabalho. 
(Neide Roseli de Oliveira Brenner)


Primeiramente os alunos não aceitaram essa nova proposta do governo na educação do ensino médio, porém com o passar das atividades a aceitação foi melhorando, pois começamos a utilizar ferramentas como a internet e o uso de atividades que desenvolvem mais conhecimentos e cultura aos alunos, sendo que eles comecaram a compreender que aprenderiam novas tarefas e formas de pesquisa (não somente cópia), e que muitos se beneficiariam com o uso da internet, pois na nossa escola 80% dos alunos não possuem internet em casa.
(Angélica Weigel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário