quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Experiências com projetos

Este curso esta sendo muito bem desenvolvido, pois estamos aprendendo novos caminhos para trabalhar com os recursos digitais na nossa escola.Assim despertando um maior interesse dos alunos,isto é a informática esta no cotidiano deles. (Adeliny Balen)

Na atualidade, a tecnologia está presente em todas as áreas. Na construção do conhecimento, essa ferramenta é importantíssima, pois, diminui a dificuldade de comunicação, já que estamos ligados virtualmente a nível global. Na área da pesquisa, a tecnologia torna-se fundamental, pois com ela podemos filtrar informações importantes para o desenvolvimento de algum trabalho a ser realizado. (Adriano Grassi)

No segundo ano da aula de Fisica era construir o conhecimento da transmissão de calor por irradiação, onde dialoguei com os alunos sobre o assunto e coloquei uma meta para que eles construa um desidratador de chás com os materiais reciclados.Onde eles usariam a irradiação do sol para desidratar o chá. Em uma outra aula vieram cada um com sua tecnologia construída e dei a chance deles falarem a respeito do funcionamento. Foram apresentados vários modelos e aumentou as trocas de idéias entre eles. (Adriano Marques Panta)

Tornar o aluno um bom produtor e leitor de textos é uma das principais funções da escola. Com esse intuito, este projeto foi desenvolvido na perspectiva interdisciplinar e teve o Jornal Escolar como estratégia didática para estabelecer a mediação dialética entre os diferentes saberes específicos que o embasaram.O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura e à produção textual.No ano de 2011 realizamos o Projeto Jornal “O Mensageiro” onde nossos alunos usaram computadores, internet, programa de editor de texto e de desenho, impressora, papel, câmera fotográfica digital, pen drive e outros. O mesmo teve a tiragem de 1.000 exemplares e foi entregue a comunidade escolar na comemoração do aniversário da Escola.  (Alex Sandro Haas Pimentel)
à Na nova Disciplina Seminários Integrados, a prática pedagógica das aulas são com o maior número de mídias possíveis (ex: vídeos, pesquisas na internet, etc);
à Criação do Blog na Escola, visando divulgar as metodologias usadas em cada aula da área de Ciências;
à Vídeos e CD-Rom interativos sobre determinados conteúdos de Biologia (ex: célula em 3D);
à Saúde Bucal – vídeos e jogos interativos
(Andreia da Silva Torres)
 
Desenvolvendo projetos
            Trabalhar com projetos é criar situações significativas de aprendizagem. Com projetos o aluno aprende fazendo, ele formula hipóteses, pesquisa, cria, observa, pensa, discute com seus colegas para resolver situações problema. Neste caso, o professor tem o papel de mediador, orientador e questionar seus alunos.  O projeto envolve diferentes tipos de conhecimentos e midias, explorando as potencialidades dos aluno. O desenvolvimento de projetos envolve ações interdisciplinares, assim a escola precisa se reorganizar: o espaço físico, a divisão das aulas...  O uso da tecnologia traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto voltado ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com as tecnologias. Com o uso de novas tecnologias oportuniza novas formas de expressar o pensamento, comunicar, organizar e produzir o conhecimento com o uso de múltiplas linguagens ( escrita, visual, sonora). Assim a tecnologia não se caracteriza como um recurso, para isto é necessário uma reflexão do professor sobre sua prática, é um desafio.  Nas atividades desenvolvidas em forma de projeto se apropriando das diferentes midias, obtém-se melhores resultados no rendimento dos alunos, desta forma eles são atuantes no processo, participativos, demonstram maior interesse, assim desenvolvem o pensamento reflexivo, organizando as informações, associando com a prática e constroem seu próprio conhecimento. Ao levar os alunos a realizar estas atividades diferenciadas eles sentem-se tão envolvidos que muitas vezes não escutam o sinal da sineta e nem se importam em perder minutos do recreio. Isto prova que o aluno é dedicado quando o ensino prende seu interesse, então a escola precisa repensar sua organização, seu currículo e o professor sua metodologia e sua prática.(Andréia Roseli Metzger Klein)

Há vários anos trabalho com projetos pequenos que estão relacionados a assuntos interdisciplinares. Na escola realizamos projetos entre as área de matemática, física e química e utilizamos a internet para pesquisa, vídeos, fotos slides que os alunos produzem com grande facilidade, na sua maioria. (Andréia Beatriz Nascimento).

O cinema 3D é uma realidade e afeta a curiosidade de todos os alunos. Na semana passada resolvi levar os alunos para o cinema para ver um filme em 3D. Para que a tecnologia fosse compreendida pelos alunos, preparei uma apresentação em PowerPoint e levei para a sala de aula um óculos 3D para que eles visualizassem imagem em três dimensões. Expliquei para todos o porque da tecnologia 3D e como ela realmente funciona. Os alunos adoraram e tenho certeza que compreenderam muito bem a ideia do 3D. (Anderson Ismael Reichert)

           
No desenvolvimento dos Projetos que estou orientando (1 Ano Ensino Médio do Colégio Estadual Poncho Verde), TODOS os alunos estão utilizando tecnologias digitais. O trabalho de pesquisa, a medida que vai sendo construído, os alunos digitam e encaminham por email. Faço as devidas considerações e reencaminho. Observei que eles estão se familiarizando, e estão gostando. Me relatam que é mais prazeroso e economizam papel. Será impresso somente uma cópia por Trimestre para avaliação da Disciplina.(Carmen Goerck)


Gostei demais dessa etapa do curso, pois veio de encontro às nossas necessidades. (Eara Luisa Luft Henckes)